quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cruzeiro - furada ou negócio da china?

Há vários meses a família do Gustavo vinha planejando um cruzeiro para comemorar o aniversário do pai dele. Depois de muita confusão, resolveu-se que seria um cruzeiro de 7 dias pela Royal Caribbean, saindo do Rio e indo para o Uruguai, com escalas em Montevideo, Punta del Este e Santos. Eu sou dessas planejadoras irritantes, que sabem até a cor do azulejo do banheiro nos hotéis em que vai ficar, antes mesmo de sair de casa. Só que cruzeiro é diferente, não tem trip advisor,  não tem fórum de perguntas e respostas, não tem nada! Ou seja, como saber o que esperar de uma viagem de navio?

As pessoas que falam bem dizem que é uma boa oportunidade de conhecer vários lugares diferentes gastando pouco. De fato, se fizermos as contas, jamais pagaríamos 7 noites de hotel mais transporte e alimentação com o dinheiro gasto no cruzeiro. Além disso, me parece de uma facilidade incrível, sair pra jantar, assistir a um show, ir dançar e beber o que quiser sem se preocupar em como voltar pra casa depois. E eu tenho que admitir que tenho uma quedinha por máquinas de video poquer... 

Porém, muitos colocam os "contras" também... já ouvi várias histórias sobre piscinas superlotadas, velhinhas do mal que roubam desde lugar à beira da piscina até o seu copinho de moedas nos caça-níqueis, sobre filas quilométricas para comer e sobre bandas de axé tocando 24/7 no navio. Sem contar a possibilidade real de passar uma semana tomando Dramin de 8 em 8 horas, já que eu enjôo até andando de ônibus. Quais as chances de uma pessoa virar irreversivelmente um zumbi após 21 comprimidos de Dramin?!

A resposta para essa e tantas outras dúvidas eu não tenho. Só no fim do mês, quando desembarcarmos. Mas acho que já pensei numa vantagem para a minha pro/con list que ninguém mais pensou: a felicidade de usar os sapatos de salto bonitos, sem me preocupar em estragá-los ou em me estabacar nas pedras portuguesas horrendas e mal cuidadas das calçadas do Rio (obviamente não estamos falando do calçadão de copa, afinal é uns dos pouquíssimos lugares do Rio de Janeiro onde a pedra portuguesa tem manutenção decente).

  O pôr do sol está incluído no pacote?