segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cosméticos não testados em animais

Há um bom tempo esse é um assunto do tipo "ah, se eu tivesse um blog, faria um post sobre isso". Enfim, cá está o blog e eis o post! 

Já faz dois anos (foi uma resolução de ano novo 2009/2010) que eu prometi pra mim mesma eliminar da minha vida cosméticos e produtos de limpeza de marcas que testam em animais. Essa é uma questão meio nebulosa para muita gente, mesmo para simpatizantes da causa animal. Não por maldade, mas porque (acredito eu) que muitos nunca pararam pra pensar que aquele creminho inocente ou mesmo o desinfetante perfumado para banheiro passaram muitos meses sendo enfiados nos olhos de coelhos, ratos, gatos, e outros bichos antes de chegar às prateleiras da loja ou do supermercado.

Existe muita luta das entidades de proteção animal para acabar com os testes em animais. E hoje existem muitas empresas cujos produtos são elaborados por meio de técnicas que contornam a necessidade (neandertal, eu diria) de testar qualquer coisa neles. E não é só marca "natureba" não, grandes empresas aboliram a prática em seus laboratórios. A PETA tem uma lista super elaborada que pode ser encontrada nesse link aqui. Para produtos brasileiros, a lista da PEA também é bem legal, está aqui.

Aí embaixo eu coloquei algumas marcas que eu mesma uso/usei e comprovei a qualidade. Por hora segue a lista de cosméticos, depois monto uma de produtos de limpeza. 

- Produtos para cabelo: Já usei vários das marcas americanas Burt's bees, Say yes to carrots e Avalon Organics. Tudo super cheiroso, de boa qualidade e com preços acessíveis (se comprados lá fora). Das marcas brasileiras já usei Phytoervas, Ecologie e Éh!, gostei bastante das três. Pra quem acha que não tem shampoo com qualidade de salão, saibam que a Paul Mitchell não conduz testes em animais. Recentemente descobri que a Payot também não testa; sei que a marca é excelente, mas faz tempo que não uso nada dela. 

- Produtos para a pele: Também uso sabonetes (corpo e face) Burt's bees e Say yes to carrots. A Clinique é uma marca excelente e que também não testa nada em animais. Gosto muito também dos sabonetes, cremes e desodorantes da Granado. A Natura também não testa e é acessível (não tanto quanto a Avon, mas descobriu-se recentemente que essa marca estava testando alguns produtos em animais, sendo inclusive retirada da lista da PETA). A má notícia é que as queridinhas Vichy e La Roche Posay são do grupo L'oreal e testam sim. Admito que estou tendo dificuldade para me libertar do protetor solar facial da Vichy, mas prometi pra mim mesma que quando acabar o que estou usando, comprarei o substituto de outra marca. 

- Maquiagem/esmaltes: Todo mundo pode comprar M.A.C sem medo, nada é testado em animais.Outra marca gringa que não testa e eu adoro é a Urban decay. Além disso, no Brasil dá pra comprar Contém 1g e ser feliz. E claro, tem a Revlon, tanto para maquiagem quanto para esmaltes que duram uma semana sem lascar. E a Impala, criadora do vermelho tomate, esmalte mais bonito do mundo! Esqueçam Lancôme; também é do grupo L'oreal e testa sim.    

- Perfumes/Grandes marcas: Marcas brasileiras como O Boticário, Água de Cheiro e L'aqua di FIori não testam (o meu primeiro perfume preferido foi o Hit, da L'aqua di Fiori). Das internacionais, Thierry Mugler, Tommy Hilfiger, Carolina Herrera, Prada... são várias as que não testam em animais. Um dos meus preferidos era o Be Delicious, da Donna Karan. Continua na lista dos não testados, mas a empresa teve uns escândalos recentes sobre peles ilegais... com tantas opções, mais fácil trocar de perfume!

Uma boa notíca é que a gigante Colgate-Palmolive está no processo para se tornar animal friendly. Acho excelente, já que creme dental é um drama: o monopólio Unilever e Procter and Gamble (aka retrato do mal 1 e retrato do mal 2) não nos deixa muita escolha...

Claaaaro que não são só essas marcas, as listas da PEA e da PETA são enormes! Mas acho que já dá pra entender que é perfeitamente possível usar bons cosméticos e ter a consciência limpa, sabendo que não estamos dando dinheiro para empresas antiquadas e que se recusam a mudar seus parâmetros de trabalho. 

Sei que é golpe baixo, mas nem sem mensurar quanto desses aí viram pó depois de passarem pelas mão de certas indústrias...



Um comentário:

  1. Parabéns por ter tomado essa atitude há tanto tempo! Eu amo os animais com todas as forcas, só nao imaginava que humanos pudessem fazer essas maldades com eles, inocencia ridicula a minha.. q raiva!!! Mas enfim, agora tds os meus habitos estão mudados e posts como o seu me ajudam a escolher as melhores marcas. Muito obrigada por fazer parte desse pequeno e seleto grupo que ama e respeita os animais!!!

    ResponderExcluir