terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Couscous marroquino adaptado

Adaptei essa receita de um livro que a minha mãe me deu: The Newlyweds vegetarian cookbook. Não gostei muito quando fiz ao pé da letra seguindo o livro. Então ontem resolvi improvisar e fazer do meu jeito e ficou muito bom! É super fácil e rápido, funciona bem para aquele dia em que a gente quer jantar alguma coisa quentinha ao invés de lanchar o clássico queijo-quente-preguiçoso (quem nunca?). 

Couscous Pseudo-marroquino
2 cebolas roxas
1 pimentão vermelho grande
2 ou 3 talos de alho poró
2 dentes de alho fatiadinhos
azeite de oliva
pimenta preta ralada na hora e sal a gosto
suco de limão (1/2 limão basta)
150g de couscous
300ml de água fervendo ou caldo de legumes

Preparo: 
Cortar os vegetais grosseiramente e refogar tudo no azeite. Antes o alho, em seguida acrescentar o pimentão e depois a cebola e o alho poró. Quando estiver tudo bem macio e a cebola bem dourada é só temperar com o sal e a pimenta.
Enquanto os vegetais estão na panela, esquentar a água e hidratar o couscous, toda a água tem que ser absorvida. Depois é só afofar com um garfo e acrescentar os vegetais refogados. Por fim, temperar com suco de limão, sal e pimenta moída, misturando tudo. 

Eu inventei uma variação de última hora: Cozinhei uns 200g de cogumelo portobello na manteiga e depois temperei com um pingo de sal e pimenta antes de colocar no couscous. Não sei se tem a ver com couscous marroquino mas eu ando com mania de cogumelo... e cogumelo é bom demais, não tinha como ficar ruim (e de fato não ficou). 


Tudo cortadinho antes de começar.
Refogando, cozinhando...
Bon appetit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário