quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

sobre veganismo, purismo e outros ismos

Faz uma semana que não consigo vir aqui escrever uma linha. A entrega da minha dissertação de mestrado é daqui a pouco mais de uma semana e está difícil fazer qualquer coisa que não trabalhar nela. Mas vi uma notícia na internet (que foi comentada por muita gente no facebook) que não poderia deixar passar em branco.



Saiu na sessão Radar Fashion, no portal Terra uma matéria, onde o estilista Pedro Lourenço declara achar uma "babaquice" a pressão de ativistas dos direitos dos animais para que o uso de peles verdadeiras fosse banido da moda. Não vou entrar no mérito de discutir se Pedro Lourenço é ou não um "babaca" (até porque isso está dado e não exige discussão), mas o que me irritou profundamente foi a justificativa dele: "Só tem sentido discutir isso se as pessoas deixarem de usar sola de sapato de couro."

Essa lógica, do "ah, mas não tem porque fazer isso enquanto aquilo não for feito" serve para justificar toda e qualquer ação no mundo. Qual protetor de animais nunca foi confrontado com uma frase do tipo "não vejo o porquê de se preocupar tanto com bicho quando tem tanta criança (ou velho, ou adolescente, etc) passando fome"? Esse raciocínio dá a entender que, enquanto um problema específico não for erradicado do planeta, todos os outros não merecem atenção. E, convenhamos, a possibilidade de todas as crianças, velhos e adolescentes do mundo estarem bem alimentados um dia é, infelizmente, mínima.

Li no excelente blog DIstrito Vegetal um texto muito bom falando justamente sobre essa lógica, aplicada ao ideário vegano (link aqui). O texto defendia que muitas pessoas acabam não se interessando pelo veganismo justamente porque parece ser algo difícilimo de se conseguir. E muitos adeptos do veganismo não ajudam, condenando as pessoas por não seguirem o "código" vegano estritamente. E aí vem o nosso conhecido raciocínio: ah, mas se eu não consigo parar de comer queijo, deixa pra lá, vou continuar comendo carne". Pera aí! Não é justamente isso que o nosso muy amigo Pedro Lourenço está falando?! Que não adianta brigar contra as fur farms, que não faz diferença, enquanto todo o resto não for mudado?

Só que faz diferença. Tudo tem que começar por um lugar. Não tenho vergonha de admitir que tenho sim sapatos de couro no armário. Faz só um ano que parei de comer carne. Eventualmente uso leite e ovos orgânicos em receitas. Faz dois anos que comecei a comprar somente cosméticos e produtos de limpeza não testados em animais. Ainda é pouco? Sim, é bem pouco. É mais do que muita gente faz? Sem dúvida.  

O importante é não se deixar levar por esse pensamento "babaca" que gente como o "babaca" do Pedro Lourenço usa pra falar tais "babaquices". Repito, tudo tem que começar por algum lugar. Pena que exista tanta gente como esse menino, que acredita que simplesmente não vale a pena.

E agora chega, hora de voltar à dissertação!

Bonito né? Só que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário